23 de dezembro de 2010

[UNE E UBES] DE VOLTA PARA A CASA

Quarenta e seis anos separam o momento em que a Casa dos Estudantes brasileiros foi incendiada pela Ditadura Militar do momento em que o Estado brasileiro reconhece sua responsabilidade e na figura de seu Presidente marca a pedra fundamental da nova Sede da 'Casa do Poder Jovem': a UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES E A UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS.

Nessa pedra, as futuras gerações poderão ler:

“O poder imaculado dos jovens, o traço de Oscar Niemeyer e a rebeldia desta pedra dizem que a casa dos sonhos invencíveis nunca será derrubada. Em memória a todos que fazem parte desta história
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2010”


Em 1º de Abril de 1964 a Ditadura Militar
incendiou a Sede da UNE, pensando que
assim pudesse enfraquecer a luta estudantil.

Em 1980, pouco antes de sua derradeira derrota, a Ditadura Militar mandou demolir a Sede da UNE, como se pudesse quebrar a resistência estudantil, como se quebra telhas e tijolos.
Em 1º de Fevereiro de 2007, cinco mil estudantes vindos de todos os cantos do Brasil, foram em passeata dos Arcos da Lapa á Praia do Flamengo 132 e retomaram o Terreno que abrigou a Sede da UNE. Estávamos indo de volta pra casa. 
Em meados de 2007, o gênio da arquitetura Oscar 
Niemeyer
 entrega a UNE e a UBES o projeto da nova Sede. 
Em 11 de Agosto de 2008, Dia do Estudante, o Presidente Lula visita o Terreno da UNE (feito que só João Goulart tinha feito em 1961) e assina o Projeto de Lei pelo qual o Estado brasileiro assumia a responsabilidade pela destruição da sede da UNE, devendo arcar com sua reconstrução. 
Esse projeto foi aprovado em 2010 por unanimidade pelo Congresso Nacional, e a Pedra Fundamental da nova Sede da UNE e da UBES foi lançada no dia 20 de Dezembro de 2010, marcando mais um capítulo da história do Movimento Estudantil Brasileiro.

Esse jovem universitário, tem orgulho de ter 
acompanhado e participado dessa história recente. 
Três anos de luta e espera desde a retomada do terreno. 

Por William Rodrigues''
.





Nenhum comentário:

Postar um comentário